buscapé

ebookMoney

sábado, 6 de novembro de 2010

Evitando o desperdício de alimentos no ETSP

Desperdício
Evitando o desperdício de alimentos no ETSP
Melhorar a qualidade de vida das pessoas em condições de vulnerabilidade social, permitindo aumento da renda familiar e tornando-os consumidores de alimentos saudáveis.

Este é o principal objetivo do Programa de Captação de Doações do Banco Central de Alimentos da Ceagesp, que há vários anos vem repassando as doações dos atacadistas do Entreposto de São Paulo a entidades cadastradas pelo projeto.

A iniciativa dos permissionários, segundo o coordenador do serviço, Carlos Dieter Maresch, contribui com a redução das taxas de lixo, além de proporcionar dignidade às pessoas que pegam alimentos nos contêineres espalhados pela Ceagesp.

“Para a coleta de doações, temos à disposição um caminhão próprio, mas o doador pode entregar os excedentes não comercializáveis de frutas e hortaliças diretamente no Banco de Alimentos”, explica.

“Caso seja solicitado, também fazemos a devolução das embalagens”, completa. Mas a doação de alimentos requer alguns cuidados. “Os produtos não podem estar amassados ou apresentar podridão, ponto de mofo ou bolor e consistência muito alterada”, orienta.

“Por isso, é importante o permissionário não esperar até o último minuto para doar”, frisa. Atualmente, o serviço arrecada 5,8 toneladas de alimentos diariamente. No entanto, o volume de alimentos que vai para o lixo atinge 16 toneladas, o que poderia alimentar cerca de 40 mil pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário